O Google Meu Negócio é uma excelente plataforma para negócios locais e PMEs. Entretanto para ser encontrado você deve otimizar o seu perfil e estar um passo à frente dos seus competidores.
Um estudo realizado pela BrightLocal, em 2019, mostra que 49% das empresas cadastradas no GMB recebem mais de 1000 visualizações por mês e ao menos 5% dos usuários entram em contato pelo site, telefone ou visitam o local.
Sua empresa está acima dessa média? Saiba que é possível ir muito além disso, pois a pesquisa traçou um perfil médio, ou seja, existem casos que estão melhores e outros que estão muito abaixo dos número levantados.
Como otimizar o Google Meu Negócio?
Se você já criou um perfil no Google Negócio e não conseguiu o resultado desejado, chegou a hora de otimizar a ficha e mudar a estratégia na plataforma, assim você conseguirá impulsionar o perfil no GMB.
Confira as 9 dicas que separei para que a sua empresa chegue ao topo na página de resultados do Google e também no Maps:
1. Atualize o perfil e os dados preenchidos
Pode parecer óbvio, mas diversas empresas esquecem de atualizar mudanças de endereço, telefone, horário de funcionamento e outras informações sobre o negócio. É preciso atualizar essas informações constantemente, principalmente se o foco da empresa for o atendimento local.
2. Crie uma descrição completa sobre a empresa
Atualmente o Google Meu Negócio permite textos de até 750 caracteres., aproveite esse espaço para contar sobre os valores da empresa, serviços prestados, experiência no segmento, facilidades de pagamento e outros destaques.
3. Cadastre seus produtos ou serviços
Além das informações cadastrais, o Google permite que você insira seus produtos ou serviços, isso permite um destaque maior na página de resultados e facilita o entendimento do usuário na hora de encontrar a empresa ideal.
4. Adicione imagens
O mesmo estudo citado anteriormente mostra que as empresas possuem em média 11 fotos, as mais importantes são: o logotipo, capa, ambiente interno, externo, equipe de trabalho e obviamente, os produtos ou serviços.
5. Crie postagens regularmente
O recurso de postagem permite transformar o Google Meu Negócio em uma rede social, mural e blog. Recomendo que crie postagens regularmente com dicas, informações sobre a empresa, ofertas, lançamentos de produtos e eventos.
6. Permita agendamentos
O recurso de agendamento é mais focado em hotéis, restaurantes e consultórios, mas também pode ser utilizado por escritórios para agendar horários de reuniões.
O Google disponibiliza uma lista com todas as plataformas que permitem essa integração.
7. Ative a troca de mensagens
Em dezembro de 2020 o Google liberou o recurso de troca de mensagens para todas as empresas. Isso permite que os usuários enviem mensagens privadas com dúvidas sobre o funcionamento da empresa e serviços prestados.
Anteriormente só era possível enviar uma pergunta aberta, onde Guia Locais e outros usuários também podiam responder.
8. Interaja com os usuários
Uma empresa ativa mostra ao público que se importa com a opinião e dúvidas dos frequentadores. As avaliações negativas servem para encontrar pontos de melhoria na empresa, enquanto as positivas podem ser usadas para fidelizar o cliente, agradecer a visita e feedback é sempre uma atividade importante.
9. Incentive a avaliação por parte dos clientes
Conforme citado no tópico anterior, as avaliações de extrema importância nessa plataforma. Sempre que possível incentive os clientes a avaliar a empresa no Google Meu Negócio. Em alguns casos, brindes e descontos também podem incentivar esse tipo de ação.
Você também pode adicionar um mapa do Google no seu site e solicitar avaliações para os visitantes.
Uma outra alternativa é a criação de uma campanha de e-mail marketing levando o cliente diretamente para o perfil da empresa. O Google disponibiliza um link para avaliação no dashboard do Meu Negócio. Por padrão a URL é https://g.page/nome-da-empresa
Chegou a hora de otimizar
Com essas informações, já é possível melhorar o desempenho da sua empresa no Google Meu Negócio. Agora é a sua vez de revisar o perfil e garantir o melhor nível de preenchimento.
Boa sorte e até a próxima!