Marcar presença no ambiente digital é praticamente um requisito para empresas de sucesso. Entretanto, conquistar o tão sonhado lugar ao sol na web não é um objetivo simples. Acabou de montar o seu novo site e não sabe como divulgá-lo? Esse artigo pode te ajudar!
Não é novidade para ninguém que, nos últimos anos, ter um site se tornou quase uma obrigação. A sua empresa ainda não tem um site? Então, antes de continuar esse artigo, confira o conteúdo do Matheus sobre 5 coisas que você precisa saber antes de investir em Marketing Digital e o Quanto custa um site? Leu os dois? Então, agora está preparado para um outro assunto muito importante: seu website está pronto com um layout bonito e um conteúdo bem feito, mas afinal, como você pode divulgar divulgá-lo?
Como divulgar o meu site?
Primeiro, é preciso lembrar que não há fórmula mágica. Se você já leu os artigos aqui, já deve ter percebido que sempre destacamos como os mecanismos de buscas funcionam de uma maneira muito particular. É cada vez mais difícil pegar atalhos e, muitas vezes, eles nem compensam tanto. Para entender como divulgar o seu site, você deve compreender que vai exigir tempo, dedicação e paciência. Para isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar nesse difícil, mas gratificante trabalho.
1. SEO é fundamental
Nessa altura do campeonato, você já sabe que as técnicas de SEO são fundamentais para o sucesso de um site. Aliás, não esqueça que não falamos apenas de texto. O SEO envolve diversas outras questões, como experiência do usuário, uso de backlinks e claro, a utilização adequada das palavras-chave.
Portanto, é válido conversar com um analista de SEO ou de conteúdo para checar se o seu site está devidamente otimizado. Lembre-se: esse trabalho é contínuo, sendo assim, as melhorias nunca cessam!
2. Você já pensou em fazer um blog para a sua empresa?
O blog é um diferencial excelente para qualquer site! Se você conseguir escrever ou contar com algum redator para isso, não pense duas vezes. Existem variadas razões que justificam o investimento: com um blog, é mais fácil do seu site se estabelecer nos mecanismos de buscas como uma fonte de referência. Esse tipo de conteúdo é uma opção interessante para se aproximar do seu público, analisando e escrevendo sobre suas dores e desafios. Quer saber mais sobre blog? Confira esses artigos feitos especialmente para te auxiliarem: Otimizações SEO para artigos, SEO não se resume a palavras-chave e Como começar um Blog.
3. Já ouviu falar sobre e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia interessante para divulgar serviços, produtos, e por que não o seu novo site? Caso não conheça o termo, trata-se de uma forma de comunicação entre a empresa e o seus clientes via e-mail. Para entender melhor sobre esse conceito, vale ler esse artigo: Entenda o que é email marketing e aprenda a colocar essa estratégia em prática. No entanto, devo destacar que para o sucesso do objetivo, você precisa ser bem assertivo na mensagem e no público que será atingido. Disparos sem critérios, apenas para criar volume, só aumentará a frustração.
4. Não ignore as redes sociais
Em Marketing Digital, todas as plataformas estão profundamente interligadas – claro, cada uma com o seu papel. Portanto, perfis de empresa nas redes sociais são um importante aliado para o seu site. Pense assim: conquistando bastante seguidos em Facebook, Instagram, LinkedIn e outros, naturalmente, você aumentará o tráfego no seu website – uma vez que diversas pessoas estarão em contato direto com os seus serviços via rede social. Além disso, assim como blog, essa estratégia ajuda na aproximação com o seu público e te da uma visão melhor sobre o que eles gostam, buscam e desejam da sua marca. Quer entender um pouco mais sobre? Confira o artigo: Redes Sociais: O que são, tipos e como utilizá-las.
5. Trabalhe com links externos
Para melhorar o posicionamento do seu site, é muito importante contar com links externos relevantes apontando para o seu conteúdo. Um exemplo clássico disso são parcerias: você escreve para o blog de uma empresa e posiciona um link para algum serviço seu dentro daquele espaço. Em troca, o parceiro faz a mesma coisa. Embora essa tática pareça simples, existem alguns poréns: trocar constantemente links com o mesmo website influencia negativamente a classificação do seu endereço online. Dessa forma, é preciso criar uma rede de parceiros confiáveis para trabalhar a linkagem externa de forma natural e adequada. Veja o que o Google diz sobre o esquema de links.
Ainda tenho dúvidas sobre como divulgar meu site…
Como vimos acima, esse trabalho não é simples. Conquistar um espaço no meio digital envolve inúmeros fatores que nem sempre entendemos ou temos tempo para executar. Quer uma dica? Conte com ajuda profissional! Não precisa, necessariamente, ir atrás de uma agência de Marketing Digital. Com uma boa busca, é possível encontrar ótimos freelancers no mercado – talvez esse tipo de contratação saía mais barato que um contrato maior com uma empresa de Marketing. Agora, se quiser investir tudo num lugar só, vale a pena buscar uma agência consolidada no mercado.
Atualmente, vemos escritórios de marketing a cada esquina. O mercado está saturado, mas o serviço de qualidade é raro. Pesquise bem, tire dúvidas e fuja do barato que pode virar caro no final. Acima de qualquer coisa, o seu novo site deve ser motivo de orgulho.
O que achou do artigo de hoje? Esse é um assunto muito delicado e que gera inúmeras dúvidas. Portanto, espero ter te ajudado um pouco nessa tarefa. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e nos vemos na próxima!