O Clubhouse é um aplicativo/rede social baseado em áudio que está chamando muita atenção no momento. Diversas celebridades e empreendedores estão marcando presença por lá, como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jared Leto, Drake e outros.
Quem criou?
O Clubhouse foi criado por Paul Davidson e Rohan Seth, ambos ex-Google, com a ideia de criar um ambiente onde pessoas de todos os lugares pudessem se comunicar, fazer amizades e conhecer novos assuntos.
Lançado em Abril de 2020, o app já acumula mais de 6 milhões de usuários registrados e está atualmente na primeira posição de “Redes Sociais” na App Store.
Como funciona
Atualmente a rede social está em beta, então muitas funcionalidades serão implementadas após a publicação desse texto.
Para participar do Clubhouse, é necessário um convite de alguém que já está na plataforma e um iPhone para baixar o app.
Ao abrir o aplicativo, você poderá visualizar uma lista de salas abertas com conversas ao vivo e entrar em uma delas, se preferir você pode iniciar uma nova sala.
Caso escolha uma sala já existente, é possível interagir com emojis, convidar amigos e também falar, mas para isso será necessária a permissão de algum administrador da sala, os chamados speakers (ou locutores em português).
Se deseja criar uma sala nova, existem 3 opções:
- Open (sala aberta): todos podem entrar, interagir e falar;
- Social (sala com contatos): todas as pessoas que você segue podem participar;
- Closed (sala fechada): apenas pessoas selecionadas podem entrar.
Um outro fator que é interessante mencionar é que as conversas não são gravadas, algo que é visto positivamente por boa parte da comunidade.
Afinal, o Clubhouse é tudo isso mesmo?
Apesar de todo o movimento, o Clubhouse não está revolucionando em tecnologia e nem mesmo na proposta de negócio. Existem alguns apps com funcionalidades parecidas e que não viralizaram simplesmente por falta de conhecimento público.
O grande diferencial do negócio foi o apoio dos grandes empreendedores e de algumas celebridades, isso fez o número de usuários aumentar cerca de 1000% desde o lançamento.
A rede social está crescendo nos EUA nos últimos meses e explodiu em fevereiro de 2021:
Enquanto aqui no brasil esse movimento só começou recentemente:
Mesmo assim, o crescimento foi suficiente para chegar perto do Tiktok:
E claro que a rede social possui méritos para esse crescimento. Apesar de não ser o novo Instagram ou Tiktok, tudo é executado com extrema qualidade. O design é bonito e minimalista, não possui anúncios e não há bugs aparentes, e olha que ainda está em beta.
Como ingressar no Clubhouse
Como mencionado anteriormente, a plataforma só está disponível por convite, mas se você possui um iPhone, é possível baixar na App Store e reservar seu nome de usuário para que ninguém pegue.
Além disso, é importante manter contato com pessoas ativas no Clubhouse, pois os convites são liberados de acordo com o uso.
Quando sairá a versão para Android?
Infelizmente não existe uma data prevista para lançamento no Android, mas os desenvolvedores já anunciaram que ela está em desenvolvimento e será publicada juntamente com as novidades na parte de localização e acessibilidade.
Alternativas para quem não possui o Clubhouse
Se você utiliza Android ou não recebeu um convite, não tem porque se desesperar, existem apps como o Discord e o Wavve que funcionam de uma maneira muito próxima.
O Twitter também está lançando uma ferramenta muito parecida com o Clubhouse, o Twitter Spaces, confira mais detalhes sobre as novidades do Twitter para 2021.