Bing Webmaster Tools: o que é e como se cadastrar

Bing Webmaster Tools

O mercado de buscas e publicidade online gera milhões de dólares anualmente, pensando em concorrer com o Google e Yahoo!, a Microsoft anunciou em 2009 o Bing, seu próprio mecanismo de buscas.

Apesar de não ser muito popular no Brasil, ele é um dos maiores buscadores do mundo, recebendo mais de 12 bilhões de pesquisas por mês.

Assim como o Google, a Microsoft também possui uma ferramenta própria para gerenciamento de sites nos resultados orgânicos, o Webmaster Tools.

O que é o Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é um serviço gratuito da Microsoft que permite aos SEOs, antigos webmasters, cadastrar sites, enviar URLs, adicionar sitemaps e outros recursos que facilitam a indexação das páginas no buscador.

Além disso, também é possível acompanhar o desempenho das páginas, visualizar palavras-chave e receber insights sobre o site adicionado.

Por que utilizar o Bing?

Como mencionado anteriormente, o Bing recebe mais de 12 bilhões de buscas mensais. Aqui no Brasil, ele representa 1,77% de todas as buscas realizadas no país, o que o torna o segundo maior buscador nas terras tupiniquins.

Market Share do Bing no Brasil

Fonte: Statista

Esse número pode parecer pequeno quando comparado ao volume do Google, mas é exatamente essa a vantagem de se trabalhar com o Bing.

Ao olhar os números friamente, muitos concorrentes desistem de otimizar os sites para esse buscador, pois não parece muito atrativo. Só que eles se esquecem que uma estratégia de palavras-chave se baseia no volume de pesquisas, dificuldade em ranquear e concorrência, os dois últimos tópicos são muito mais simples no Bing.

Ele pode ser uma fonte muito interessante de tráfego orgânico, podendo se tornar responsável por mais de 30% das visitas.

E o melhor de tudo é que ele é extremamente fácil de se configurar.

Com isso, eu devolvo a pergunta: por que não otimizar para o Bing?

Se você não encontrou respostas, confira agora como configurar seu site na plataforma da Microsoft.

Como cadastrar seu site no Webmaster Tools

O cadastro na plataforma é simples e pode ser feito utilizando a sua conta da Microsoft, Google ou Facebook.

  1. Acesse o site para webmasters, clique em “Introdução” e selecione uma das opções para se cadastrar.Tela inicial do Webmaster Tools
  2. Se você possui uma conta no Google Search Console, você poderá importar as informações e propriedade para o Bing, isso te levará para a etapa 3.1. Caso contrário, adicione a URL do site que deseja adicionar e siga para a etapa 3.2.
    Importar ou adicionar propriedade manualmente
  3. Confirme sua propriedade conforme o método selecionado:
    1. Escolha qual propriedade do Search Console deseja importar e confirme. Isso concluirá sua configuração.Importação de dados do Search Console
    2. Escolha um dos métodos de verificação, sendo eles o upload de um arquivo .xml para a raiz do site, meta tag para adicionar na tag <head> do site ou um registro CNAME para adicionar ao DNS. Se você utiliza WordPress, existem diversos plugins que possibilitam a inserção do código da meta tag direto no plugin.
      Métodos de verificação no Bing
  4. Após confirmar a propriedade, vá até o menu de Sitemaps e envie o link do sitemap do seu site. Isso conclui o cadastro básico na plataforma.
    Envio de sitemap pelo Bing Webmaster Tools

Principais ferramentas do BWT

Após o prazo de 48h após o cadastro será possível utilizar as principais ferramentas do Bing Webmaster Tools. Conheça agora as principais:

Desempenho de Pesquisa

Esse relatório funciona como um monitor de desempenho, similar ao que temos no Search Console.

Inspeção de URL

A ferramenta de inspeção permite que você envie URLs individuais para testar e indexar.

Explorador de site

O explorador funciona como uma ferramenta de auditoria, ele mapeia erros 4XX, problemas no Robots.txt e em páginas do site..

Sitemaps

É a ferramenta de envio de sitemaps e índices utilizada no passo 4. Você pode enviar diversos sitemaps e acompanhar quantas páginas foram descobertas pelo Bingbot.

Envio de URL

A ferramenta de envio é diferente da utilizada para inspeção. Essa serve justamente para priorizar a descobertas de novas URLs, por isso seu uso é restringido para 10 envios/dia.

Outras ferramentas:

  • Vínculos regressivos
  • Pesquisa de Palavras-chave
  • Relatórios de SEO
  • Verificação de site
  • Controle de Rastreamento
  • Bloquear URLs
  • Testador de Robots.txt
  • Verificar Bingbot
  • Avisos sobre Remoção de Direitos Autorais

Você já utiliza o Bing? Pretende adotar após esse artigo? Compartilhe nas redes sociais e acompanhe outras dicas de SEO no blog!