Há 20 anos o Magazine Luiza resolveu apostar fortemente no comércio eletrônico como uma forma de aumentar o faturamento. Muitos questionaram se realmente era viável investir tanta energia no meio online, mas essa estratégia se provou correta quando em 2007 a empresa atingiu o marco de R$ 336 milhões de faturamento apenas no e-commerce, valor correspondente a 12% do faturamento total do grupo.
Foi então que em 2008 a Casas Bahia também resolveu investir pesado em e-commerce e desde então isso se tornou um padrão para os maiores varejistas do país.
Os impactos para quem não investiu em marketing digital
Nos dias atuais, mesmo com números expressivos vindos dos varejistas e com uma adoção muito maior de tecnologia, ainda existiam empresas que não acreditavam na importância do e-commerce, mas isso tudo mudou com a chegada da pandemia em 2020.
A quarentena e o isolamento social mudaram o comportamento do consumidor. Aqueles que ainda compravam materiais em lojas físicas foram forçados a comprar produtos à distância, sendo por televendas, e-commerce ou outras formas de distribuição e obviamente que muitas empresas perderam oportunidades de vendas, principalmente as que não estavam presentes na internet.
Essa diminuição de faturamento foi tão grande que cerca de 716 mil empresas foram fechadas definitivamente durante esse período, segundo levantamento do IBGE.
Os números assustam, mas é uma realidade que temos que nos acostumar nos próximos anos, o digital não é mais futuro, é presente.
O investimento em tecnologia e marketing digital
Apesar de também enfrentarem problemas, algumas empresas conseguiram se reinventar durante a pandemia e agilizaram a digitalização de processos, principalmente com o home office. Durante o primeiro semestre de 2020 cerca de 46% das empresas adotaram o trabalho remoto e pelo menos metade pretende seguir com a novidade em 2021.
Além disso, muitas empresas finalmente decidiram investir em marketing digital e não foram poucas! O Registro.br, departamento pelas atividades de registro e manutenção de domínios “.br”, detectou um aumento de 400 mil novos domínios somente em 2020, esse número foi 5x maior que o registrado entre 2018 e 2019.
O Google também firmou uma parceria com a Loja Integrada para agilizar a transformação digital aqui no Brasil. Essa ação possibilitou a criação de 100 mil lojas virtuais até o final de 2020.
Como utilizar o marketing digital para superar a pandemia
Existem diversas formas de vender pela internet e essa escolha depende muito do seu segmento e situação. Nem sempre a resposta é criar um site, pois este precisa de investimento em anúncios e SEO, além de muita atenção e esforço.
Alternativas para quem não deseja investir em um site:
- Se você possui um restaurante, uma boa escolha no momento é investir nos aplicativos de entrega como iFood e Uber Eats. Por mais que as taxas possam parecer altas, elas só serão cobradas a partir da venda, ou seja, você não terá custos quando não houver transação.
- Caso seja varejista, você pode vender pelo marketplace da Amazon, Americanas, Magazine Luiza e outros. Por último, se ainda estiver validando a ideia do seu negócio, você pode anunciar no Mercado Livre, Shopee ou Elo 7.
Como criar um site
Se as ideias acima não funcionam para você, não tem problema, você pode seguir as dicas do artigo “Quanto custa um site? Veja o que precisa para criar o seu” para escolher a melhor plataforma e ter uma noção de valores.
Após isso, será necessário encontrar um profissional ou empresa para desenvolver o layout, códigos e até mesmo conteúdo do site. Esse processo pode levar até 60 dias.
Por último, basta encontrar as solução ideias para o seu negócio: SEO, Ads e/ou redes sociais.