5 coisas que você precisa saber antes de investir em marketing digital

Marketing Digital

Investir em marketing digital está deixando de ser um diferencial e está se tornando praticamente uma obrigação. Com isso, muitas empresas se vêem obrigadas a investir em marketing digital, no entanto, na maioria dos casos esse investimento não é planejado. Vou abordar o que você precisa saber antes de marcar presença no meio digital.

1 — Custo do marketing digital

Por ser uma opção relativamente nova — quando comparada à TV, rádio e jornais — o marketing digital ainda está longe dos custos astronômicos de um comercial de TV e rádio, mas não é por isso que você conseguirá resultado com uma verba pequena.

Na verdade, esse investimento é bem flexível. Estratégias bem executadas podem atingir resultados satisfatórios com apenas R$ 1.000, por outro lado, estratégias mal executadas podem receber um orçamento de R$ 10.000 e ainda assim não entregar nenhum benefício. Vamos abordar estratégias mais a frente, primeiro precisamos entender o que pode ser considerado marketing digital.

2 — Onde investir no marketing digital?

Existem serviços com diferentes propósitos, desde conectar sua marca ao público, aumentar a aquisição de clientes, firmar parcerias e até mesmo conseguir novos fornecedores. Conheça os principais:

Site

Particularmente é o meu favorito, pois todos os resultados e dados ficam em suas mãos. Até mesmo um site institucional, aqueles com 5 ou 6 páginas apresentando a empresa, é válido. Além de passar credibilidade, esse site poderá se tornar algo maior em algum momento.

O custo para um site pode variar de acordo com a plataforma e tamanho, abordei recentemente no artigo Quanto custa um site? Vale a leitura.

Redes sociais

O grande interesse de todos que ingressam no marketing digital é a presença nas redes sociais. Meus clientes enxergam as redes como a grande possibilidade de vendas, o que não deixa de ser verdade, mas sempre reforço quatro pontos importantes:

  • O alcance orgânico — pessoas que enxergam seu post sem que você pague — está cada dia menor: Hoje o alcance orgânico do Facebook é menor que 1,2% , isso quer dizer que se 1.000 pessoas curtem sua página, apenas 12 serão impactadas pelo seu post. Já o alcance orgânico do Instagram está na faixa de 10%, o que é uma boa notícia, pois os usuários são mais ativos e seu crescimento têm sido expressivo nos últimos anos. Entretanto, a tendência é que esse número diminua nos próximos anos.
  • Investimento: o custo para anunciar no Facebook e Instagram é um dos menores do mercado. Você pode começar com R$ 20,00 e ter sua publicação divulgada em Stories, publicações e outros canais disponibilizados pelo Facebook. O que seria uma ótima notícia se não existisse o tópico abaixo.
  • Aquisição de clientes: enquanto o custo para anunciar nas redes sociais de Zuckerberg são baixos, as taxas de clique e conversão — pessoas que entram em contato — são ainda menores.
  • Redes sociais acabam: o último ponto e ao meu ver é o mais importante. Redes sociais simplesmente acabam. Assim como o Orkut já foi a maior rede social, o MySpace, Foursquare, Formspring e muitas outras também já estiveram no cenário de redes e hoje simplesmente desapareceram. Por mais que seja importante investir nesses canais, é sempre bom ter em mente que eles podem acabar. Portanto, não invista todo o seu tempo e verba, procure diversificar e trabalhar branding para que sua marca seja forte em qualquer canal.

Google ADS

A plataforma mais indicada para quem precisa aumentar as vendas rapidamente. Diferente do trabalho de SEO e até mesmo de redes sociais, o retorno do ADS é imediato, podendo ser realizado na rede de pesquisa ou display.

O Google ADS funciona como uma espécie de leilão. Você normalmente paga por clique, assim como seus concorrentes, e aquele que pagar mais, aparecerá mais.

Existem informações que você deve saber antes de investir na plataforma do Google:

  • A rede de pesquisa é uma forma de oferecer soluções para quem está inclinado a comprar ou contratar. As pessoas que visualizam anúncio no Facebook ADS normalmente está ali para entretenimento, já no Google o sentido é o contrário, a pessoa quer um serviço e encontra a sua empresa entre os anunciantes.
  • Quanto maior o investimento, maior o lucro, e quanto maior a concorrência, maior o clique.
  • Tenha um site com formulário de contato, botões para conversão e demais itens configurados no Google Analytics. Conecte os dois serviços e saiba quais campanhas estão convertendo mais.

3 — Opinião do público importa (e muito)

Diferente do ambiente tradicional, a propagação de experiências ruins é instantânea. Claro, notícia ruim se espalha em qualquer lugar, mas graças à facilidade de comunicação, o meio online costuma comprometer todas as suas campanhas.

Imagine a seguinte situação:

Você a procura de hotéis para se hospedar durante uma viagem. Você encontra uma série de locais e se interessa por um deles.
Ao checar a avaliação no Google, você encontra diversas reclamações sobre sujeira e qualidade da comida. O mesmo se aplica ao Reclame Aqui, muitas reclamações e nenhuma solução.

Você se hospedaria nesse lugar? Qual opinião é mais importante para tomar sua decisão, um anúncio prometendo o melhor lugar do mundo ou a opinião de outros hóspedes?

4 — Você não está sozinho

Não espere por lucros estrondosos ao adentrar neste meio. Toda estratégia online deve ser bem planejada e executada. Só assim você conseguirá programar metas e os próximos passos.

No meio online você sempre terá concorrentes, mesmo que não sejam do mesmo segmento. Aqui você disputa atenção com sites de entretenimento, jogos, lojas e muito mais.

O maior exemplo disso foi uma publicação da Netflix, onde a empresa afirmou que seu maior concorrente não é a Amazon ou HBO, mas sim o Fortinite, um jogo online.

O que fazer para concorrer com tais empresas?

Em vez de simplesmente querer bater de frente com empresas de entretenimento, invista em conteúdo, seja autêntico e gere valor para o seu cliente.

Concorrentes diretos

Essa é a parte mais simples, basta acompanhar o que seus concorrentes fazem e que dá certo, veja se é possível investir nesse meio e adotar a estratégia. Claro que isso não garante o seu lucro, por isso você deve monitorar também as falhas do seu concorrente.
Canais que ele não investe, falhas de comunicação, reclamações e outros.

5 — Tudo pode ser metrificado

A maior vantagem de se investir em marketing digital é justamente o acompanhamento de resultados em tempo real. Um anúncio de televisão pode gerar muitas vendas, mas como você saberá exatamente quantos clientes vieram por ele?

Existem diversas formas de acompanhar suas estratégias, seja com ferramentas, como o Google Analytics, planilhas ou softwares para gestão de relacionamento com o cliente, os famosos CRMs.

Com as informações obtidas nessas plataformas, você conseguirá calcular o retorno sobre investimento e o custo por aquisição de cliente.

O que achou do artigo? Ainda possui dúvidas sobre o marketing digital? Deixe nos comentários!