Ter um e-commerce é quase uma obrigação para quem trabalha com varejo, em especial depois da pandemia, quando as pessoas mudaram sua forma de consumir.
Para que você consiga obter lucro na internet, nada melhor do que saber como criar seu próprio comércio eletrônico.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre ele, desde o que é até dicas de livros para ler e arrasar com seu negócio digital.
Vamos lá!
O que é e-commerce?
O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é todo aquele negócio no qual o processo de compra e venda estrutura-se na internet.
Na maioria dos casos, toda a transação monetária e acompanhamento de entrega acontece por meio de ferramentas online.
Assim, criar um comércio eletrônico é muito mais do que apenas desenvolver um site, ter um e-commerce envolve uma estrutura de funcionamento pensada para funcionar online.
Os dois processos mais importantes digitalizados com o e-commerce são a venda em si e o atendimento ao cliente, o que permite que se trabalhe com automações, reduzindo custos e aumentando a eficiência do negócio.
Como funciona um e-commerce?
O comércio eletrônico funciona basicamente como um catálogo online, a diferença fica por conta das possibilidades, o e-commerce conduz o cliente desde o início da busca até a efetivação da compra e recebimento.
Todo consumidor que chega em seu negócio virtual começa por escolher os produtos que ele deseja e, por meio desta etapa, vão adicionando-os ao carrinho de compras.
A etapa seguinte é ser direcionado até a página para finalizar o pedido, no qual o cliente analisará os produtos escolhidos, o valor de cada um deles, o valor do frete e o valor total a ser pago.
Após isso, ele deverá preencher seus dados, como nome completo, CPF ou RG, e-mail, e então ir para a página de pagamento.
Nessa página, o cliente irá escolher a opção de pagamento que mais lhe agrada, por isso você deve disponibilizar várias alternativas, como via cartão de crédito ou de débito, transferência bancária, PIX e boleto bancário.
O cliente faz o pagamento, ele passa por um processo de análise, e após a aprovação a encomenda deverá ser enviada, o processo logístico pode ocorrer via Correios, transportadoras ou envolver processos de retirada em loja.
Tipos de e-commerce
O que muitas pessoas que pretendem começar um negócio virtual não sabem é que há muitos tipos, não apenas aqueles que vendem direto aos consumidores finais.
Veja a seguir os tipos mais comuns de comércio eletrônico.
E-commerce B2C
O primeiro tipo de comércio eletrônico é o B2C, que significa Business to Consumer, que é um modelo mais comum em todo o mundo. Este é o modelo no qual a empresa, no caso seu negócio, irá vender ao consumidor final.
Qualquer pessoa pode comprar, desde que possua o valor monetário para pagamento ou cartão de crédito.
Apesar de ser a mais conhecida pela maioria dos potenciais empreendedores, existe também uma outra opção, que visa a venda para varejistas ou atacadistas, ou seja, para outros negócios.
E-commerce B2B
Esse outro tipo de modelo de comércio eletrônico é o B2B, modelo em que seu negócio irá vender para outras empresas, muito comum no caso de distribuidores que vendem para atacadistas ou varejistas.
Assim, você não irá vender direto ao consumidor pessoa física, mas sim para pessoas jurídicas, que depois irão vender os produtos aos clientes finais.
Marketplaces
Esse modelo de negócio ganhou muita força após a popularização da Amazon e Ebay. O marketplace funciona como uma espécie de shopping virtual onde diversos vendedores abrem suas lojas e vendem seus produtos, de modo que o cliente escolherá aquele vendedor com o melhor preço ou condições de entrega.
Hoje existem diversas opções de marketplaces para sellers, aqui no Brasil é muito comum encontrar empresas que vendem no Mercado Livre, Shopee ou Elo7.
Vantagens e desvantagens
Um ponto importante ao se falar sobre o comércio eletrônico é quais as vantagens de optar por criar um negócio desse tipo do que sua própria loja física.
Mais do que isso, o porquê dos clientes preferirem lojas virtuais a comprar pessoalmente em suas cidades.
Uma das maiores vantagens, para vendedores e clientes, é que os preços são bem menores, o que é positivo para os dois lados.
No caso do empreendedor, uma loja virtual tem custos bem menores, já que não será preciso pagar por aluguel do espaço físico, nem mesmo salários e comissões aos vendedores.
Para os consumidores, a compra em lojas virtuais, direto das suas casas, é muito mais cômoda e prática do que deslocar-se até um local para comprar pessoalmente.
Os consumidores apontam como principais vantagens em optar por um comércio eletrônico os seguintes:
- Eles podem comprar a qualquer hora;
- Eles encontram preços melhores;
- Eles podem comparar os preços e encontrar os melhores valores.
Apesar desses benefícios, há duas desvantagens que os consumidores apontam em comprar nas lojas virtuais, que são:
- A segurança, pois muitos têm medo de terem seus dados roubados, como o cartão de crédito;
- O tempo de espera para receber o que comprou, pois em uma loja física, em geral, você pode comprar o produto e já sair com ele em mãos.
O que você precisa saber antes de criar um
Antes de definir que irá criar o seu negócio virtual, é importante saber algumas coisas a respeito de ter um negócio desse tipo.
Veja a seguir!
Quanto custa para criar um site
Para criar um site, é preciso ter em mente que existem alguns custos com os quais precisará arcar e é a junção de todos eles que irá definir, praticamente, o valor que você precisará investir.
Esses custos são:
- Plataforma;
- Hospedagem;
- Domínio do site;
- Criação do site – agência ou profissional para prestar o serviço.
Em geral, é possível montar uma loja virtual pequena, contratando somente o domínio e o certificado de segurança, conhecido como SSL, com um custo de R$ 160,00 por ano.
Se você preferir criar a sua loja pelo Magento, os custos serão de R$ 110,00 ao ano (incluindo hospedagem, domínio e certificado SSL), mais o valor do desenvolvimento.
Em média, no 1º ano se investe em torno de R$ 6 mil para criação de uma loja virtual completa.
Claro que esse valor varia de acordo com a necessidade de cada negócio, em alguns casos é possível pagar apenas uma porcentagem por venda realizada, outros exigem um investimento inicial.
Saiba mais sobre o custo para criar um site.
Como atrair tráfego para o seu comércio eletrônico
Criar um e-commerce é apenas o primeiro passo, para realizar vendas por meio dele, é necessário anunciar nas principais plataformas de anúncios, como o Google Ads e Facebook Ads ou ainda investir em SEO.
As estratégias de SEO garantem tráfego de maneira gratuita e são uma ótima opção para aumentar as visitas e vendas de qualquer site. Entretanto, é preciso mencionar que esse tipo de ação traz resultados a longo prazo.
Quer saber mais? Confira nosso guia de SEO para e-commerce!
Livros sobre e-commerce para dominar o assunto
O empreendedor que deseja criar seu comércio eletrônico, dominando de vez o assunto e alcançando o sucesso com um negócio desse tipo deve ler alguns livros voltados a esse assunto.
A seguir, mostraremos algumas das melhores obras para quem quer ter um negócio eletrônico de sucesso:
- Crie Seu Mercado no Mundo Digital (Bruno de Oliveira): esse é um livro recente e bastante atualizado a respeito de comércio eletrônico, que ensina estratégias para você empreender online, baseado nas quase duas décadas de experiências do autor nesse setor
- Vai fundo! (Gary Vaynerchuk): esse é um livro que pode ser descrito como uma obra completa a respeito de empreendedorismo e mindset empreendedor. O autor é um dos maiores empreendedores da atualidade e que ajudará você a alcançar o sucesso na internet
- A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon (Brad Stone): uma obra sobre um dos maiores empreendedores da história, Jeff Bezos, que começou seu comércio eletrônico do zero e construiu um império
Algumas outras obras que valem a pena ler para criar um bom e-commerce são:
- Otimização de conversão: a arte e a ciência (Khalid Saleh e Ayat Shukairy)
- Satisfação garantida (Tony Hsieh)
- Feitas para vencer (James C. Collins & Jim Collins)
- O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo (Michael Solomon)
Conclusão
Como você viu, o comércio eletrônico é um modelo de negócio que está em alta nos dias atuais, principalmente após a pandemia e a mudança na forma de consumo das pessoas.
Neste texto, você conheceu mais sobre como funciona o comércio eletrônico, quais são os tipos, as vantagens e as desvantagens desse modelo de negócio, e ainda pontos importantes antes de criar o seu negócio virtual.
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