Porque utilizar Email Marketing em 2022 + 3 ferramentas

Email Marketing

O uso do e-mail no ano de 2022 pode parecer um pouco obsoleto, mas você sabia que o email marketing pode ser uma grande estratégia para aumentar as suas vendas e melhorar o relacionamento com o cliente?

Nesse sentido, vamos falar sobre o que é o email marketing, por que utilizá-lo e quais ferramentas você pode utilizar para aplicar esta estratégia.

O que é email marketing?

O conceito de email marketing é bastante simples, sendo a estratégia de marketing que realiza o disparo de alguns e-mails para uma lista de contatos, com o objetivo de consolidar uma comunicação e alcançar os objetivos de vendas e conversões.

Comumente, estes e-mails não são enviados um a um, pois assim levaria bastante para alcançar todos os contatos da lista de contatos. Por isso existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para automação de envio.

O papel do email marketing é estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente, tal como promover conteúdos, educar os leads, vender e ainda realizar o pós-venda.

Contudo, devemos lembrar que um único e-mail não consegue cumprir todas essas funções, já que cada público desse está em um momento da jornada de compra.

Por isso, os e-mails são planejados de maneira única, considerando o momento de cada lead e enviando os e-mails certos para os clientes certos.

Além disso, devemos destacar que existem diversos tipos de email marketing que podem ser utilizados para alavancar a sua estratégia de marketing, sendo eles:

  • Newsletter: onde você pode fazer um compilado de notícias da sua área ou ainda trabalhar um tema que seja de interesse do seu público-alvo, tirando dúvidas e ajudando nas dores e necessidades;
  • E-mails com atualizações do blog: outro formato de newsletter, trazendo um resumo do que foi publicado em seu blog e convidando o lead a visitar a sua página;
  • E-mails promocionais: são os mais conhecidos no mundo do marketing e tem como principal objetivo a venda de produtos ou serviços, falando de promoções, produtos e preços;
  • E-mails editoriais: tem o objetivo de fortalecer a marca e demonstrar como ela se posiciona acerca de um determinado tema;
  • E-mails transacionais: geralmente acontecem após um processo de compra, avisando o cliente que a transação foi realizada;
  • Fluxos de nutrição: e-mails utilizados para a nutrição de leads, sendo uma sequência acerca de determinado tema de interesse desse público;
  • Pesquisas: com o objetivo de coletar dados do público e gerar dados para estudos futuros, a fim de conhecer melhor o público.

Entretanto, quais seriam os reais benefícios de adotar o e-mail como parte de uma estratégia de marketing? Essa estratégia realmente funciona?

Motivos para usar na estratégia de marketing

Se você ainda está em dúvida se deve ou não utilizar o email marketing em seu negócio, trouxemos aqui alguns motivos e estatísticas para lhe mostrar a efetividade dessa estratégia.

De acordo com dados do Campaign Monitor de 2019, as empresas que utilizam o email marketing relataram um aumento de até 760% nas receitas.

Isso se dá pelo fato de que esta estratégia é focada na atração e na construção de uma relação de valor com os clientes.

Além do aumento de receitas, um bom email marketing também possibilita o aumento no engajamento do público, cerca de 78% dos profissionais de marketing relataram um maior engajamento desde o ano de 2020.

Outro bom motivo para utilizar o email marketing é a possibilidade de cultivar bons leads, e cerca de 31% dos profissionais de marketing notaram essa diferença, principalmente no marketing B2B.

Uma das vantagens de investir nesse tipo de conteúdo como parte da estratégia da sua empresa é que ela apresenta baixo custo e um ROI relativamente alto.

Segundo a HubSpot, a cada US$ 1 dólar gasto, são gerados R$ 42 dólares, demonstrando a efetividade da estratégia em sua totalidade.

Melhores ferramentas de email marketing grátis

Como dissemos, os e-mails marketing são idealizados com base no perfil do consumidor e onde ele está na jornada de compra.

Claro, existe uma infinidade de ferramentas de automação e disparo de email marketing, contudo trouxemos aqui as 3 melhores e mais utilizadas pelas empresas.

Mailchimp

Uma das primeiras ferramentas que trouxemos aqui é o Mailchimp, que além de realizar o envio automático dos e-mails marketing, ainda traz algumas funcionalidades exclusivas.

Apesar de a ferramenta não estar em português, é possível enviar até 10.000 e-mails por mês para uma lista de até 2.000 contatos, além de ter acesso a testes A/B e relatórios de desempenho.

Também é possível contar com templates muito interessantes, e o melhor, adaptados para dispositivos móveis, sendo uma das melhores opções do mercado.

Hubspot

Outra opção bastante interessante de ferramenta para o envio de email marketing é a HubSpot, que permite a coleta e o gerenciamento de contatos, permitindo o envio de até 2.000 e-mails por mês gratuitamente.

Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de adicionar usuários ilimitados e atribuir contatos, além de ser uma plataforma bastante intuitiva e fácil de usar.

Omnisend

Por fim, temos a Omnisend, sendo uma ferramenta de automação de e-mails voltada para os e-commerces, oferecendo recursos e funções exclusivas para este nicho.

Com esta ferramenta é possível criar e-mails e inserir automaticamente os produtos do seu e-commerce no conteúdo do texto.

Além disso, você pode enviar até 2.000 e-mails por dia e realizar testes A/B, além de contar com formulários e relatórios de desempenho.

Conclusão

Podemos afirmar que um bom email marketing é capaz de transformar as estratégias do seu negócio, desde que planejadas e encaminhadas para o público correto.

Por isso, você deve estar sempre atualizado sobre as tendências do marketing digital para melhorar os seus resultados.