Existem várias formas de divulgar um bom trabalho, demonstrar as habilidades e o quanto você se desenvolveu ao longo do tempo, e o portfólio é uma dessas formas.
Ter um bom portfólio é tão importante que cerca de 71% dos empregadores, ou ainda, empresas que contratam profissionais freelancers, afirmam que a qualidade do portfólio influencia na contratação.
Sendo assim, vamos te contar a seguir o que é um portfólio, quais os tipos existentes e como montar o seu para se destacar no mercado de trabalho.
O que é portfólio?
De maneira muito simples e prática, o portfólio é o conjunto dos seus melhores materiais e trabalhos desenvolvidos, criado para demonstrar as suas habilidades, competências e qualificações de forma prática.
Nesse sentido, o portfólio pode ter várias funções, como, por exemplo: atrair clientes, comprovar expertise e fechar negócios, candidatar-se para empregos e até mesmo para fins acadêmicos.
Sendo assim, podemos afirmar que é um novo tipo de currículo, muito mais moderno que demonstra de fato as habilidades do profissional na sua área de atuação.
Em outras palavras: enquanto o currículo tradicional tem o objetivo de demonstrar o seu perfil profissional, o portfólio demonstra as suas habilidades práticas e trabalhos realizados.
Vamos utilizar exemplos práticos para você compreender melhor.
Digamos que você é um designer e deseja se candidatar a uma vaga, e para isso está construindo o seu portfólio. O que você colocaria nele?
Bem, um portfólio de um designer contém as artes, de preferência as melhores, já criadas e trabalhos anteriores.
Se você é produtor de conteúdo ou redator, o seu portfólio deve conter os seus melhores textos, e se puder, em vários formatos, como por exemplo: posts para blog, conteúdos de redes sociais, newsletter, e-book e outras mídias.
Inclusive, existem vários tipos de portfólio, a seguir falamos sobre cada um deles e como criá-los de forma gratuita.
Como criar um portfólio
Construir um portfólio não é algo tão complicado quanto parece, porém, você deve se atentar aos detalhes e pensar de forma estratégica, para assim ter bons resultados.
A seguir, trouxemos 04 (quatro) dicas essenciais para criar o seu portfólio de forma simples e estratégica.
Tenha objetivos claros
Não tem como fugir, o primeiro passo para criar o seu portfólio é ter objetivos bem claros antes de sair juntando todos os seus textos em um lugar só.
Sendo assim, pense nos seguintes detalhes: qual o seu objetivo com esse portfólio? É atrair mais clientes? Conseguir trabalhos pontuais ou um emprego formal? Ou ainda registrar o seu progresso acadêmico?
Pensar nesse detalhe irá lhe ajudar a organizar os seus trabalhos e escolher o modelo que melhor se adequa a sua realidade.
Escolha os melhores trabalhos
Sabendo qual o seu objetivo, é o momento de escolher os trabalhos que irão compor o seu portfólio.
Primeiramente, você deve pensar que o cliente ou a empresa contratante busca por objetividade e por materiais que influenciam diretamente na contratação, convencendo a empresa do quanto você é adequado para o cargo.
Por isso, escolha os meus melhores trabalhos, de preferência aqueles que você mais se orgulha para que o cliente veja do que você é capaz.
Sendo assim, o segredo de um bom portfólio é ter os melhores trabalhos, ser objetivo e demonstrar de fato as suas habilidades.
Se apresente
Além de apresentar o seu trabalho, se apresente e mostre quem está por trás de todo o trabalho, criando uma área exclusiva sobre você.
Nesta área, você pode colocar informações sobre a sua carreira, formação, contexto profissional e qualificações, tal como depoimentos de alguns clientes, fortalecendo o seu marketing pessoal.
Além disso, você também pode deixar um call-to-action ao final do seu portfólio, convidando o cliente a conhecer mais e entrar em contato com você para uma conversa.
Opte pela simplicidade
Falando agora sobre o design e a parte visual do seu portfólio, opte sempre pela simplicidade, fazendo com que o seu cliente ou empresas se sintam à vontade para ler portfólio até o final.
Por isso, escolha um design que seja mais clean, e sem poluição visual, permitindo a boa leitura do documento.
Além disso, estruture frases de fácil leitura e entendimento, sem utilizar termos, expressões e palavras difíceis, apostando sempre na boa comunicação.
Neste caso, aquela frase famosa de que “menos é mais” é muito válida. Portanto, aposte nela.
Melhores ferramentas para criar portfólio
Agora que você já tem uma ideia mais clara de como criar um portfólio, escolhemos 5 ferramentas básicas e gratuitas para que você coloque a mão na massa e crie o seu portfólio.
Behance
A Behance é a plataforma da Adobe, onde você pode postar os seus trabalhos, principalmente se você for designer ou ilustrador.
Contudo, a plataforma não é limitada, e você pode colocar os mais diversos trabalhos nela, basta criar o seu perfil e explorá-la.
Canva
Outra ferramenta muito interessante para a criação de portfólios é o Canva, que é um editor de imagens gratuito e online.
Sendo assim, você deve entrar no site do próprio Canva, escolher o design de “Apresentação” e editar conforme a sua necessidade e o seu trabalho.
Em seguida, basta baixar o layout que foi produzido e disponibilizá-lo, seja online ou impresso.
Word
Também é possível criar portfólios no Word, isso pode ser feito tanto do zero quanto a partir de um modelo já pronto, onde você vai inserindo imagens e textos conforme desejar.
No Word, esse trabalho é bastante intuitivo e você pode escolher um modelo ao abrir a ferramenta, mas lembre-se de organizá-lo de maneira simples e efetiva.
Outra opção bastante viável para criar o seu portfólio é o LinkedIn, que é uma rede social profissional voltada para a construção de conexões e contatos que possam ser clientes e parceiros.
Sendo assim, você pode fazer publicações relacionadas à sua área, publicar fotos ou ainda deixar links para redirecionar os seus clientes para o seu site ou redes sociais.
Blog
Por fim, temos o blog, um dos tipos de portfólio mais utilizados pelos profissionais, principalmente pelos redatores.
Ao criar um blog, além de você expor o seu portfólio, você pode investir no marketing de conteúdo e atrair os seus próprios clientes, produzindo materiais de qualidade e fazendo com que o público chegue até você.
Conclusão
Criar um portfólio é bastante simples e pode lhe ajudar a se destacar frente aos seus concorrentes.
Contudo, ainda existe uma maneira mais simples de construir o seu portfólio, que é por meio de guest post, onde você produz o seu conteúdo e o envia para o site de um terceiro.
O Bluelinks é um blog colaborativo, possibilitando a publicação e divulgação dos seus trabalhos, fortalecendo a sua imagem e dando espaço para novos profissionais. Clique aqui e envie o seu post!