Se você trabalha com Marketing, com certeza já se deparou com inúmeros termos técnicos que influenciam diretamente no sucesso de suas estratégias. Entre eles, um dos mais importantes são, sem dúvidas, as palavras-chave. Muito comum no dia a dia de profissionais de SEO e Google Ads, essas palavras são o “pulo do gato” para um resultado melhor e mais consistente no ambiente online. Por conta dessa importância, o próprio Google desenvolveu uma ferramenta para nos ajudar nessa aventura chamada de Marketing Digital: o Keyword Planner.
Mas afinal, como essa estratégia de keywords funciona e por que essa ferramenta é tão indicada?
Quer saber tudo sobre o assunto? Então, boa leitura!
O que são palavras-chave?
Dentro do universo do Marketing Digital, as palavras-chave são aquilo que as pessoas pesquisam nos buscadores (como o Google) para encontrar alguma solução, seja ela um produto, serviço ou apenas uma informação de valor. Tecnicamente falando, esses termos são divididos em head tails e long tails.
Head tails: também conhecidas como cauda curta, esses termos de buscas são mais gerais. Ou seja, as head tails são palavras mais sucintas para responder uma pesquisa realizada nos buscadores. Como estamos falando de keywords mais amplas, naturalmente existe um alto volume de busca (muitas pessoas pesquisando) e, por tabela, tornam-se um tanto quanto mais difíceis de ranquear.
Por terem bastante busca orgânica, é comum que os profissionais da área acreditem que o ideal seja apenas utilizar esse tipo de termo na estratégia, para assim, alcançar o maior número possível de pessoas. Entretanto, lembre-se que a competição nessas keywords é extremamente acirrada – tanto para especialistas em SEO, quanto para analistas de Google Ads.
Confira um exemplo para facilitar o entendimento: imagine que você tem um site de acessórios masculinos (pulseiras, anéis, colares, relógios, etc). Nesse caso, uma head tail a ser usada seria “acessórios masculinos”.
Long tails: os termos da categoria acima são essenciais para a sua estratégia, contudo, a cauda longa é um diferencial que merece atenção. Basicamente, trata-se de um desdobramento das head tails. Em outras palavras, ocorre uma especificação de um termo abrangente. Ficou confuso? Vamos recapitular o último exemplo: qual seria um bom termo de cauda longa para o site de acessórios masculinos?
Antes de responder, pense no seguinte: quem procura por acessórios assim está procurando o quê exatamente? Relógio? Pulseiras? Anéis? Com as long tails, você facilita a busca do usuário utilizando termos mais específicos. Para a situação mencionada anteriormente, um exemplo de cauda longa é “Pulseira masculina de couro preta”.
Percebeu a nuance? Esse pensamento pode ser aplicado em praticamente todos os segmentos do mercado. Para cada head tail, há uma long tail muito valiosa a ser explorada também.
Então, anote isso e não esqueça jamais:
Uma estratégia de sucesso com palavras-chave combina as head tails com as long tails!
Informação extra: palavras-chave de cauda longa possuem taxas de clique de 3% a 5% maiores do que buscas genéricas.
O que é o Google Keyword Planner?
Certo, agora já sabemos o que são palavras-chave e por que elas são tão importantes. Então, chegou o momento de esmiuçar o tema deste artigo: o Google Keyword Planner.
Há muito tempo, nos primórdios do Marketing Digital, o Google disponibilizou para os profissionais desta área o Keyword Tool – uma plataforma gratuita que rapidamente tornou-se queridinha para os usuários.
Mas por que ele fez tanto sucesso? Simples! Tínhamos informações oriundas da melhor fonte possível: o próprio Google.
Nesse período, os analistas de SEO aproveitaram inúmeros dados relevantes que ajudaram a melhorar o posicionamento de suas páginas. Contudo, como várias áreas do mercado, a evolução da tecnologia e tudo relacionado à ela, trouxeram mais desafios para os profissionais de Marketing Digital.
Uma das mudanças foi justamente o crescimento vertiginoso da venda de anúncios pela plataforma do Google Adwords.
Então, podemos afirmar que o Google Keyword Planner surgiu para compreender e atender as demandas destes compradores.
A nova ferramenta do Google passou a ser integrada ao Ads, poupando bastante tempo no padrão das configurações – uma vez que ela já vem de acordo com a conta do seu site. Além disso, é importante reforçar que criaram novas funcionalidades para otimizar a análise e escolha de palavras-chave relevantes para o seu segmento.
Para os profissionais de Ads, o Keyword Planner permite:
- Análise para prever o comportamento para uma determinada lista de palavras-chave;
- Escolher os melhores lances sugeridos para definir o seu orçamento;
- Criação de uma estratégia mais alinhada com o seu público.
Já para analistas de SEO, uma das principais vantagens é conseguir entender quais conteúdos fazem mais sentido para o seu público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil definir as estratégias do seu conteúdo, seja no blog ou nas outras páginas do seu site.
Como utilizar o Keyword Planner?
No começo, utilizar o Keyword Planner pode ser meio confuso, mas fique tranquilo, a prática leva à perfeição.
Confira o passo a passo para realizar o primeiro cadastro:
- Acesse este link e prossiga para o seu cadastramento;
- Na tela seguinte, você encontrará uma área para preencher os seus dados pessoais;
- Aqui temos o passo mais importante. Na hora de selecionar o tipo de conta, selecione a segunda opção “To manage other people’s accounts”;
- Termine de preencher as informações e, após a confirmação, você será direcionado ao menu inicial da conta de gestão;
- Nessa página, clique em “+Account” ou “Adicionar nova conta” e coloque um nome de sua preferência. Lembre-se de colocar os dados de fuso horário e valores corretamente, uma vez que esses dados não podem ser modificados posteriormente;
- Prontinho! A sua conta já está disponível para uso e você não precisa colocar nenhuma informação de cartão de crédito.
A próxima etapa é acessar o Keyword Planner, veja mais um passo a passo para te ajudar na exploração da ferramenta:
- No menu superior, acesse a área de ferramentas e procure pelo “Planejador de palavras-chave”. Lá, você será encaminhado para a página da ferramenta onde será possível planejar uma nova campanha;
- Escolha a primeira alternativa “Procurar novas palavras-chave usando um frase, um website ou uma categoria” e uma nova aba aparecerá para você preencher;
- Aqui, você colocará qual é o seu negócio (em formato de palavras-chave), a sua página de destino e qual a categoria do produto/serviço;
- Depois, é necessário colocar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e clicar em obter ideias.
Finalizando isso, você terá acesso a diferentes insights de como aproveitar as melhores keywords!
Como escolher as melhores palavras-chave?
Escolher palavras-chave não é uma tarefa tão simples assim, mas com a prática, a dificuldade diminui.
Para te ajudar nessa missão, separei a pesquisa de termos em três frentes do Marketing Digital: Google Ads, Redes Sociais e SEO.
Cada uma terá as suas particularidades explanadas abaixo!
Palavras-chave para anúncios no Google Ads
Trabalha com Google Ads e está inseguro na hora de selecionar as palavras-chave para as suas campanhas? Não se preocupe, o Keyword Planner vai facilitar – e muito – a sua vida!
Antes de propriamente selecionar os termos, quero que me responda uma coisa: você sabe quais são as principais palavras relacionadas ao ramo do seu cliente?
Para usufruir de todos os benefícios do Keyword Planner é necessário ter um conhecimento básico do universo da marca que você está divulgando. Então, caso a resposta da pergunta anterior não esteja na ponta da língua, entre em contato com o cliente e levante esses dados, beleza?
Voltando…
No exemplo que usei acima (acessórios masculinos), uma palavra relacionada ao segmento de atuação é “pulseira”. Quando você digitar essa palavrinha na ferramenta, ela puxa uma relação de termos que utilizam essa keyword em questão e os classifica por relevância.
Além disso, o planejador de palavras-chave do Google exibe com que frequência alguns termos são pesquisados e como essas buscas mudaram ao longo do tempo. Ou seja, ele te ajuda a entender ainda mais a cabeça do seu público-alvo durante as pesquisas.
Outro detalhe que merece atenção: o Keyword Planner oferece estimativas de lance sugerido para cada palavra-chave, dessa forma, você consegue determinar melhor o seu orçamento para publicidade.
Dicas de ouro:
- Dê preferência a termos de baixa e média concorrência: no caso de anúncios pagos, quanto mais disputados os termos forem, maiores serão os CPCs;
- Seja específico: pense como o seu público pesquisaria e que palavras utilizaria.
Palavras-chave para SEO e blog
Você sabia que 94% dos cliques nos mecanismos de buscas vão para resultados orgânicos? Ou seja, saber selecionar as melhores palavras-chave para SEO e blog é essencial para entrar nessa competição.
Se você utilizá-las mal, o retorno não será o esperado. Então, confira agora algumas dicas para selecionar as melhores palavras-chave para as suas estratégias de SEO.
Caso não saiba, anote: o Google trabalha com relevância, ou seja, ele analisa o seu conteúdo e define se ele merece ser bem rankeado ou não. Além disso, não podemos esquecer que as keywords são responsáveis por ajudar os usuários a resolverem os seus problemas.
Lembre-se: quem busca por algo na Internet está, quase sempre, procurando alguma resposta.
Então, não é um erro afirmar que mais do que uma ferramenta para alavancar acessos, as palavras-chave funcionam como uma opção para auxiliar ao público na resolução de diferentes questões.
Dessa forma, a dica mais importante é: selecione palavras-chave que, de fato, gerem valor para o seu público-alvo.
Infelizmente, não podemos nos apegar somente nesse quesito. É primordial que sigamos também especificações mais técnicas, confira!
- Volume de busca: quantas vezes esse termo é buscado por mês? O próprio Keyword Planner mostra a quantidade de buscas que determinado termo possui. No final deste artigo, você verá uma relação de outras ferramentas que fornecem esses dados;
- Dificuldade de rankeamento do termo: lembra que falamos sobre head tails e long tails? É justamente aqui que notamos essas variações. Head tails possuem alta busca, mas são mais difíceis de rankear por conta da grande concorrência. Long tails possuem menos buscas, logo, conteúdos que priorizam essa opção de palavra-chave tendem a rankear mais facilmente;
- Persona: você também precisa pensar no seu público-alvo, afinal, um conteúdo de valor é aquele que fala sobre as dores e traz soluções para as dificuldades das pessoas;
- Funil de vendas: se você nunca ouviu falar disso, saiba que trata-se de uma analogia para explicar a jornada de um usuário na internet, muito usada principalmente para artigo de blog. Ele é dividido em: visitantes/leads (topo), leads qualificados/oportunidades (meio) e potenciais clientes (fundo). Basicamente, existem palavras-chave ideais para cada fase do funil. No topo, por exemplo, temos pessoas que não sabem ainda que têm algum problema e estão bem longe da fase de realizar uma contratação de serviço ou compra de produto. Em outras palavras, elas estão apenas conhecendo melhor aquele determinado tema.Já no meio do funil, temos um público que já percebeu que tem uma questão a ser resolvida e procuram pelas opções disponíveis no mercado. Aqui, o interessante é aprofundar um pouco mais as soluções da sua empresa, para assim, mostrar para o consumidor que você pode ser a melhor alternativa para aquela situação.Por fim, temos o fundo do funil. Aqui não tem mistério: a pessoa já escolheu os seus serviços e está a um passo de se tornar um cliente. Então, o foco nessa parte é trabalhar essa relação, oferecendo informações valiosas e oportunidades para conquistar de vez o cliente ou manter contato para fidelizar o consumidor.
Palavras-chave para redes sociais
Por último, temos o uso de palavras-chave para redes sociais.
Diferentemente de Ads e SEO, aqui temos uma dificuldade: não é possível pontuar o que o usuário está buscando nesses aplicativos. Portanto, a nossa dica é aplicar algumas estratégias de SEO nas suas redes sociais.
É importante destacar que essas técnicas são mais sutis, contudo, o resultado pode ser bastante positivo.
Mas afinal, como fazer isso?
- Defina temas e palavras-chave: o que o seu público-alvo consome? Na explicação anterior (SEO), falamos muito sobre como produzir mais conteúdo de qualidade para o usuário. Em redes sociais, a premissa é a mesma. Embora a gente não consiga trabalhar diretamente nas redes sociais, saiba que um texto bem produzido e planejado especificamente para a sua persona terá um desempenho melhor;
- Pense como o seu público: priorize SEMPRE a experiência do usuário na rede social. Isso inclui a seleção das palavras-chave e também os horários das suas publicações. Instagram, Facebook, entre outros aplicativos são muito dinâmicos, por isso, os seus materiais não podem “morrer”.
Outro ponto interessante: o engajamento nas redes sociais é uma via de mão-dupla. Recebeu comentários nas postagens? Separe um tempo para interagir com o seu público. Saiba que uma quantidade avassaladora de seguidores nem sempre é melhor que uma quantidade menor de seguidores engajados com a sua marca;
Como verificar sua posição para uma palavra-chave?
Existem inúmeras opções de ferramentas/programas para identificar a posição do seu site para um determinado termo. Um dos queridinhos dos profissionais de marketing digital é o SEMrush (pago) que levanta todas as keywords indexadas do seu website e a respectiva posição.
Outras opções interessantes são:
- Small SEO Tools: um site gratuito, mas que oferece um banco de dados um pouco menor. É interessante para empresas pequenas que estão começando a se aventurar neste mundo;
- SEOCentro: uma ferramenta completa para análise de keywords que tem como destaque o fato de levantar dados de vários mecanismos de buscas;
- Google Search Console: caso você seja mais conservador e prefira uma opção direta do Google, aproveite o Search Console. Lá é possível checar quais termos as pessoas usam para encontrar o seu site.
Outra ferramentas para pesquisa de palavra-chave
Ufa, enfim, chegamos ao último tópico do nosso conteúdo!
Agora você já entende tudo de palavras-chave, já conheceu a ferramenta Keyword Planner do Google e para finalizar, apresentamos outras ferramentas para pesquisa de palavras-chave, veja:
SEMrush (Plano Gratuito e Pago)
Falamos um pouco sobre esse site acima, mas ele precisa ser destacado aqui também. O SEMrush é uma excelente opção (ainda mais para quem topar assinar a versão paga), uma vez que ele traz a competitividade dos termos buscados por meio de um sistema de pontuação.
Ou seja, você tem acesso às métricas essenciais para selecionar uma palavra-chave de maneira mais assertiva. Outra função legal do site é o campo para analisar os concorrentes. Sim, você consegue descobrir os termos que os seus “rivais” estão mais bem colocados.
Keywordtool.io (Plano Gratuito e Pago)
Está começando a aprender mais sobre SEO e quer uma ferramenta mais fácil de mexer? Aposte no Keywordtool.io! Ele funciona como um “auto complete” do Google, em que você digita um termo e a plataforma oferece várias sugestões com base no termo pesquisado.
Ahrefs (Plano Pago)
Aqui temos uma opção para os profissionais mais experientes: o Ahrefs funciona de maneira similar ao Keyword Planner, mas possui uma base de dados mais precisos e específicos.
No Ahrefs, você encontra o volume de pesquisa, a quantidade de resultados exibidos, o CPC médio e uma pontuação de dificuldade por palavra-chave e suas variações – algo parecido com o SEMrush.
Moz Keyword Explorer (Plano Gratuito e Pago)
O Moz Keyword Explorer é mais uma opção com funções parecidas com o SEMrush e Ahrefs. Trata-se de uma extensão da suíte de ferramentas da Moz para SEO.
Ubersuggest (Plano Gratuito)
Depois de tantas ferramentas mais complexas, temos mais uma indicação mais simples e intuitiva: o Ubersuggest. Em 2018, ela foi comprada pelo especialista em SEO, Neil Patel, trazendo recursos ainda melhores para os profissionais da área.
Google Search Console (Plano Gratuito)
A nossa última indicação é o Google Search Console, mas ela difere das ferramentas acima.
O GSC funciona para uma análise extremamente confiável de quais palavras-chave estão realmente funcionando em seu projeto. Ou seja, aqui você não vai encontrar as mesmas métricas das ferramentas citadas anteriormente. Porém, terá uma base de dados direta do Google para entender e aperfeiçoar as suas estratégias de marketing digital.
É possível analisar as palavras-chave que mais geram cliques, impressões, taxa de cliques e as mais bem posicionadas no Google. Isso além de conferir os períodos em que elas tiveram uma melhor ou pior performance.
Pronto, agora sim chegamos ao final do conteúdo!
Escrever sobre marketing digital e ferramentas como o Keyword Planner é um desafio em tanto, afinal, não falta assunto. Espero que esse artigo te ajude a melhorar ainda mais as suas estratégias.
Acompanhe nosso blog para mais dicas e até o próximo artigo!