SEO para Mercado Livre

SEO para Mercado Livre

O Mercado Livre recebe mais de 200 milhões de visitas mensais e atualmente é a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Esse número de acessos pode empolgar muitos vendedores, já outros podem se sentir receosos em relação à concorrência, afinal, são mais de 10 milhões de vendedores. Por esse motivo é importante encontrar formas de se destacar na plataforma, uma delas é utilizando o SEO!

Afinal, o que é SEO para Mercado Livre?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em português. Essa estratégia de marketing digital reúne um conjunto de boas práticas para garantir que um determinado resultado esteja melhor posicionado em um mecanismo de busca.

Eu sei, parece genérico, mas o SEO pode ser aplicado em qualquer mecanismo de busca. Você pode melhorar o posicionamento do seu aplicativo dentro da Google Play e App Store, otimizar seus produtos para aparecerem em uma posição melhor no iFood, Amazon, Buscapé e também no Mercado Livre.

Essa estratégia, na verdade, reúne diversas técnicas que podem ser consideradas estratégias por si só, pois ela engloba nomenclaturas, informações, recursos técnicos, fatores externos e muitos outros dados.

Se você se interessa por otimização de sites, comece aqui.

Técnicas de SEO aplicáveis no Mercado Livre

Todas as buscas, sendo no Google ou Mercado Livre, se baseiam nos termos digitados pelo usuário, conhecidos como palavras-chave, é aí que se começa a otimização.

Confira abaixo os 5 processos para garantir uma boa relevância para os seus produtos:

Pesquisa de palavras-chave

Essa etapa estratégica deve ser adotada já no início da divulgação, todos os produtos devem passar por uma análise de nomenclatura, concorrência e volume de buscas.

Parece difícil? Não é tanto assim, basta procurar o produto utilizando a busca do Mercado Livre e ver como os concorrentes anunciam esse produto. Além disso, é recomendável a pesquisa em outros e-commerces, no Google e até mesmo em algumas ferramentas de análise, como o Ubersuggest e Semrush.

Exemplo:

Digamos que eu queira vender um iPhone 11 de 128gb com o título “Celular iPhone 11”.

Ao realizar a busca no Mercado Livre, notei que todos os concorrentes utilizam o mesmo padrão de nomenclatura: iPhone + Modelo + Capacidade + Cor.

Busca do mercado livre

 

Ao realizar essa busca no Google, ele também traz produtos com esse padrão. Além disso, ele destaca os modelos nas pesquisas relacionadas:

Pesquisas relacionadas Google

 

Ao analisar o site melhor posicionado, notei que ele também utiliza o padrão iPhone + Modelo + Capacidade + Cor.

SERP para iPhone

Resultados de iPhone na Magalu

O motivo é simples: esse padrão não só diferencia o produto para o cliente, como facilita a localização deste produto. Se a pessoa buscar por iPhone 11, seu anúncio aparecerá, se ela procurar iPhone de 128gb, seu anúncio também aparecerá.

Nomear o produto como “Celular iPhone 11” não só deixaria o anúncio incompleto por falta de especificação como também deixaria de explorar muitas oportunidades de busca.

Características técnicas e descrição do produto

Mecanismos de buscas utilizam informações disponibilizadas pelos proprietários, principalmente textos, para localizar os produtos. Claro que todas as informações não cabem no nome do produto, por isso é importante preencher outros campos de texto disponibilizados pela plataforma.

Como preencher as características do produto

Se o produto for originado de terceiros, ou seja, uma revenda, basta procurar essas informações no site do fabricante ou solicitá-las se necessário. É de interesse do fabricante que o produto seja mais vendido e que esteja presente em mais canais.

Já se o produto for de produção própria, como roupas, é interessante preencher informações de medidas, tipo de material, cor, tipo de manga, gola, estampa e outros dados que diferenciam o produto. O mesmo se aplica a móveis e artesanatos.

Como preencher a descrição do produto

A descrição pode ser um desafio maior, pois se trata de um texto livre. É muito fácil se desviar do objetivo ou sentir algum bloqueio de criatividade.

Para evitar problemas como esse, foque nos diferenciais do produto, aplicações, detalhes sobre a construção e finalize comentando sobre o fabricante. Isso passa mais credibilidade e ainda apresenta a empresa ao cliente.

Imagens e multimídia

Os mecanismos são majoritariamente leitores de texto, mas os usuários não! As pessoas amam ver imagens e diferentes ângulos do mesmo produto, já é praticamente um instinto natural procurar por uma segunda ou terceira imagem.

Tire fotos de qualidade, se possível trate utilizando uma ferramenta, mas sempre coloque mais de uma imagem por anúncio. O Mercado Livre dá prioridade a quem possui uma variedade maior de recursos visuais.

Categorias

Escolher a categoria errada no seu anúncio pode fazer com que ele nunca apareça para as pessoas certas. Muitos usuários só chegam ao produto ideal utilizando filtros e navegação na árvore de categorias, por isso é extremamente importante que ela esteja condizente com o tipo de produto.

Nessas horas uma análise de concorrência pode ser muito útil, veja em qual categoria seus concorrentes estão cadastrando o produto e siga o padrão.

Categoria de camiseta

Tipos de anúncio

Essa não é uma recomendação do Mercado Livre, mas é um fator importante de SEO. Não utilize o tipo de anúncio grátis, pois ele terá baixa exposição e será retirado do site quando estiver próximo de entregar alguma performance em SEO. Recomendo que utilize sempre o anúncio Clássico ou Premium, eles são mais interessantes para anúncios a médio e longo prazo.

Tipos de anúncio

Publicação e acompanhamento do anúncio no Mercado Livre

Chegou a hora de vender! Após todas as análises, preenchimentos e escolhas de anúncios, basta acompanhar constantemente as visualizações e procurar evoluir sempre.

O Mercado Livre disponibiliza diversos recursos todos os meses, fique de olho e implemente antes dos concorrentes.

Continue acompanhando as dicas de SEO para melhorar ainda mais seus anúncios!