É muito interessante pensar como uma rede social de um pouco mais de 10 anos conseguiu se popularizar tão rapidamente, se tornando vital para diversos negócios. Inicialmente o que foi projetado para ser uma rede online de compartilhamento de fotos e vídeos entre amigos, transformou-se numa plataforma digital de comércio. Então se você está atrás de ideias para Instagram que prometem continuar bombando por lá, você está no lugar certo. Continue a leitura!
Ideias para Instagram que aumentam o engajamento
Não importa qual seja o seu tipo de perfil, seja ele um perfil comercial ou pessoal, existem muitas dicas que se adaptam para ambos. Agora, antes de mais nada, não saia por aí produzindo sem parar, sem primeiro conhecer de fato seu público ou nicho. Isso pode te ajudar a não se frustrar com o resultado, visto que nem todos os públicos consomem todos os tipos de formatos de conteúdo.
Agora sim, conheça as ideias para Instagram mais criativas do momento e nunca mais fique sem postar!
1 – Não se prenda a um feed perfeito
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com mensagens reais do que feeds bonitos. É claro que, se você fizer as duas coisas, será perfeito. Mas se tiver que escolher entre uma imagem que não diz nada, e uma que conte uma história, opte pela segunda. E nunca, nunca deixe de postar um conteúdo interessante por achar que ele pode não combinar com seu feed. Há soluções como colocar um conteúdo em um post do Canva, transformá-lo em vídeo e ou algo assim..
2 – Faça Reels
Apostar em conteúdos rápidos como esse é uma ótima opção. O reels é um dos recursos mais novos do Instagram e tem trazido cada vez mais criatividade para dentro da plataforma. Cada reels pode ter a duração máxima de 30 segundos sendo editado direto na rede social ou fora dela. É possível fazer diversos conteúdos e aproveitar os vários efeitos e funções dentro deste recursos. Fique de olho no que estão fazendo e se inspire.
3 – Mostre os bastidores
Você tem uma loja, empresa ou serviço? O que acha de mostrar o processo que acontece “por trás das câmeras “ antes de chegar no produto final? Além de ser uma ótima forma de transmitir transparência ao seu público, também pode convencer aqueles quase clientes que só precisam de um pouco mais de confiança no seu trabalho.
4 – Depoimentos
Não basta que você diga o quanto seu trabalho é bom, alguém precisa dizer isso também. Por isso, não deixe de pedir depoimentos às pessoas que contrataram seu serviço ou compraram seu produto. Os feedbacks positivos você pode mostrar de diversas formas. Enquanto usa os feedbacks negativos como forma de melhorar seu trabalho.
5 – Tendências e novidades
Você já deve ter reparado que de tempos em tempos alguns conteúdos se tornam virais, não é? Alguns deles transitam de uma rede social a outra, possibilitando uma interação super interessante com os usuários. Essas tendências são músicas, dancinhas, desafios e podem ser usadas em todos os nichos, é só adaptar ao seu público, colocando o seu conteúdo como foco da mensagem.
6 – Use músicas do ‘top 50’
Uma das ideias para Instagram que estão bombando nos últimos meses é o uso de músicas virais — e se elas são virais, com certeza estão no top 50 nos aplicativos de música. Observe, navegue pelas redes e descubra como usá-las.
7 – Faça tutoriais
Você já deve saber que seu público não busca somente por produtos, mas também procuram conteúdos que solucionem suas dúvidas. Sendo assim, você precisa se importar em não só vender a ele, como também ajudá-lo de diversas formas. Os tutoriais são uma delas. Faça posts, stories ou vídeos resolvendo dúvidas frequentes que aparecem sobre seu nicho.
8 – Conte sobre suas conquistas
Os usuários do Instagram estão procurando cada vez mais pessoas no qual elas possam se conectar de forma mais profunda. Por isso, mostrar as evoluções do seu negócio ou da sua vida pessoal fazem o público imaginar que está íntimo de você. Conte como a marca evoluiu, como eles ajudaram nisso e seus desafios diários atrás dos seus sonhos.
9 – Deixe os stories com a sua cara
Uma identidade visual bem definida não é importante apenas para o feed do Instagram. Um conjunto de elementos gráficos, cores e tipografia também revela ao público uma ordem. O que isso significa? que quanto mais você fizer stories com as mesmas cores, tipografia e estilo, mais seu público vai identificar que aquele conteúdo é seu. E isso para um negócio é incrível!
10 – Tenha frequência
Enquanto o feed do Instagram ainda não voltou a ser cronológico, seu conteúdo é exibido aos usuários que mais se conectam com você. Seja por meio de curtidas, visitas no perfil ou seu volume de interação com aquele usuário. Ou seja, tudo o que fazemos no aplicativo molda o algoritmo, que aprende o que provavelmente te agrada mais, te entregando mais daquele conteúdo. Concluindo, poste com frequência para que seus seguidores sempre recebam suas postagens.
11 – Faça propaganda com conteúdo
Além de sinalizar que você está fazendo uma publicidade (o que já é uma medida obrigatória), você precisa saber que as pessoas não querem mais consumir publicidade propriamente dita. O ideal é inserir as propagandas naturalmente no seu dia a dia, durante sua rotina. Assim, os usuários serão influenciados naturalmente e sua publicidade ficará cada vez mais rica em contexto e conteúdo.
12 – Peça interação
Você já reparou que alguns criadores produzem os posts e no fim da postagem pedem para que seus seguidores façam algum tipo de interação? Isso é porque eles já descobriram o poder da interação e como ela ajuda no engajamento dos posts. Além disso, hoje o “salvar” é a melhor interação do Instagram. Então não tenha vergonha de pedir que seus seguidores interajam com você. Salvamentos, comentários e curtidas são o Up essencial para qualquer negócio ou perfil.
Enfim, espero ter ajudado com as melhores sugestões de ideias para Instagram. Agora chegou a hora de praticar. Não esqueça de conhecer outros perfis do seu nicho de negócio e de navegar pelas redes sociais com frequência para conhecer o que está bombando no momento. Estar atualizado é essencial.
Conheça outros artigos do nosso blog e até a próxima!