O mercado de buscas e publicidade online gera milhões de dólares anualmente, pensando em concorrer com o Google e Yahoo!, a Microsoft anunciou em 2009 o Bing, seu próprio mecanismo de buscas.
Apesar de não ser muito popular no Brasil, ele é um dos maiores buscadores do mundo, recebendo mais de 12 bilhões de pesquisas por mês.
Assim como o Google, a Microsoft também possui uma ferramenta própria para gerenciamento de sites nos resultados orgânicos, o Webmaster Tools.
O que é o Bing Webmaster Tools
O Bing Webmaster Tools é um serviço gratuito da Microsoft que permite aos SEOs, antigos webmasters, cadastrar sites, enviar URLs, adicionar sitemaps e outros recursos que facilitam a indexação das páginas no buscador.
Além disso, também é possível acompanhar o desempenho das páginas, visualizar palavras-chave e receber insights sobre o site adicionado.
Por que utilizar o Bing?
Como mencionado anteriormente, o Bing recebe mais de 12 bilhões de buscas mensais. Aqui no Brasil, ele representa 1,77% de todas as buscas realizadas no país, o que o torna o segundo maior buscador nas terras tupiniquins.
Fonte: Statista
Esse número pode parecer pequeno quando comparado ao volume do Google, mas é exatamente essa a vantagem de se trabalhar com o Bing.
Ao olhar os números friamente, muitos concorrentes desistem de otimizar os sites para esse buscador, pois não parece muito atrativo. Só que eles se esquecem que uma estratégia de palavras-chave se baseia no volume de pesquisas, dificuldade em ranquear e concorrência, os dois últimos tópicos são muito mais simples no Bing.
Ele pode ser uma fonte muito interessante de tráfego orgânico, podendo se tornar responsável por mais de 30% das visitas.
E o melhor de tudo é que ele é extremamente fácil de se configurar.
Com isso, eu devolvo a pergunta: por que não otimizar para o Bing?
Se você não encontrou respostas, confira agora como configurar seu site na plataforma da Microsoft.
Como cadastrar seu site no Webmaster Tools
O cadastro na plataforma é simples e pode ser feito utilizando a sua conta da Microsoft, Google ou Facebook.
- Acesse o site para webmasters, clique em “Introdução” e selecione uma das opções para se cadastrar.
- Se você possui uma conta no Google Search Console, você poderá importar as informações e propriedade para o Bing, isso te levará para a etapa 3.1. Caso contrário, adicione a URL do site que deseja adicionar e siga para a etapa 3.2.
- Confirme sua propriedade conforme o método selecionado:
- Escolha qual propriedade do Search Console deseja importar e confirme. Isso concluirá sua configuração.
- Escolha um dos métodos de verificação, sendo eles o upload de um arquivo .xml para a raiz do site, meta tag para adicionar na tag <head> do site ou um registro CNAME para adicionar ao DNS. Se você utiliza WordPress, existem diversos plugins que possibilitam a inserção do código da meta tag direto no plugin.
- Após confirmar a propriedade, vá até o menu de Sitemaps e envie o link do sitemap do seu site. Isso conclui o cadastro básico na plataforma.
Principais ferramentas do BWT
Após o prazo de 48h após o cadastro será possível utilizar as principais ferramentas do Bing Webmaster Tools. Conheça agora as principais:
Desempenho de Pesquisa
Esse relatório funciona como um monitor de desempenho, similar ao que temos no Search Console.
Inspeção de URL
A ferramenta de inspeção permite que você envie URLs individuais para testar e indexar.
Explorador de site
O explorador funciona como uma ferramenta de auditoria, ele mapeia erros 4XX, problemas no Robots.txt e em páginas do site..
Sitemaps
É a ferramenta de envio de sitemaps e índices utilizada no passo 4. Você pode enviar diversos sitemaps e acompanhar quantas páginas foram descobertas pelo Bingbot.
Envio de URL
A ferramenta de envio é diferente da utilizada para inspeção. Essa serve justamente para priorizar a descobertas de novas URLs, por isso seu uso é restringido para 10 envios/dia.
Outras ferramentas:
- Vínculos regressivos
- Pesquisa de Palavras-chave
- Relatórios de SEO
- Verificação de site
- Controle de Rastreamento
- Bloquear URLs
- Testador de Robots.txt
- Verificar Bingbot
- Avisos sobre Remoção de Direitos Autorais
Você já utiliza o Bing? Pretende adotar após esse artigo? Compartilhe nas redes sociais e acompanhe outras dicas de SEO no blog!