O Twitter é uma das redes sociais mais antigas que continuam em funcionamento. Fundada em 2006, a rede social revolucionou a comunicação prezando pela agilidade e praticidade e continua se reinventando até os dias de hoje. Antes de checar as novidades do Twitter, é interessante entender a sua relevância.
Apesar de possuir um crescimento mais lento no número de usuários ao comparar com redes sociais como o Facebook e Instagram, o Twitter segue firme na briga pelos usuários no Ocidente e continua entre as 20 redes sociais mais utilizadas no mundo.
De 2010 a 2020, a base de usuários do Twitter aumentou em 553,7%, sendo que 52% desses usuários acessam a rede social diariamente.
A receita para essa longevidade e sucesso é a mesma para a maioria das big techs, a renovação. Conheça agora os novos recursos que chegarão ao Twitter em breve.
Leia também: Twitter Ads vale a pena?
Twitter Spaces
O conteúdo em áudio vem crescendo constantemente, os podcasts, por exemplo, cresceram mais de 200% em 2020, tanto em número de usuários como em episódios lançados.
Algumas redes sociais também foram lançadas com foco nesse conteúdo, a principal delas é a Clubhouse, ela permite que usuários criem salas sobre um determinado assunto e debatam com alguns convidados. Entretanto, essa rede ainda não está disponível no Android e só permite que usuários com convite criem uma conta.
Visando atender essa nova demanda e conquistar os usuários que estão se sentindo excluídos, o Twitter anunciou a criação do Spaces, o novo recurso que permite entrar em uma espécie de live somente com áudio. Seu funcionamento é similar ao concorrente citado anteriormente, porém com ótimas adições, a principal delas é a possibilidade de enviar tweets de interagir melhor com os seguidores.
O Spaces permitirá jornalistas, radialistas, podcasters e produtores de conteúdo se aproximarem do público e até mesmo convidá-los para interagir.
Comunidades do Twitter
Mesmo após anos de extinção do Orkut, alguns usuários ainda sentem falta de recursos como as comunidades, por isso o Facebook investe constantemente nos grupos e agora o Twitter também focará nesse tipo de conteúdo em sua plataforma.
O funcionamento é bem semelhante ao concorrente, os grupos serão criados pelos usuários com base em um interesse comum e todos poderão interagir livremente.
Super Follow
Diariamente surgem empresas baseadas em serviços de assinatura, é um modelo de negócio que já se provou eficiente, por isso que outras empresas tradicionais acabaram aderindo ao modelo de negócio. Microsoft, Disney, Adobe e Youtube são alguns exemplos, o último se destaca justamente pela transformação de uma plataforma gratuita com anúncios para um modelo de negócio livre de propagandas e com pagamento mensal. Essa é uma das novidades do Twitter para os próximos anos.
Com a adição do Super Follow, os influenciadores conseguirão montar um plano para assinantes receberem conteúdos pagos, como tweets exclusivos, newsletters ou até mesmo grupos.
Revue + Twitter
O Twitter anunciou a aquisição da Revue, uma plataforma gratuita que facilita a publicação de newsletter editoriais por qualquer pessoa.
Será mais uma alternativa para produção e distribuição de conteúdos.
Novidades do Twitter nos últimos anos
- Redesign – 2019
- Uso de GIFs e imagens em Retweets – 2019
- Possibilidade de seguir tópicos – 2019
- Tweets sequenciais (threads) – 2020
- Fleets – 2020
- Tweets em voz – 2020
Conclusão
Essas 4 adições serão fundamentais para tornar o Twitter uma plataforma completa para produção e distribuição de conteúdo. Algumas pessoas já estão participando da fase beta do Spaces, você é uma delas? Compartilhe e conte a sua experiência!